Trocar Imagem Padrão do Gravatar para os Usuários do Site sem Foto

Na vida de um profissional WordPress, mais cedo ou mais tarde, chega a hora que o Cliente solicita a troca da imagem padrão dos avatares (quando o e-mail do usuário não está associado a um gravatar).

Lendo aqui, você saberá como pode facilmente trocar a imagem padrão do avatar.

O que é gravatar?

Entenda o assunto principal para aprender em vez de apenas copiar código
Se quiser ir direto para os códigos, passe para a próxima seção clicando aqui.

O site Gravatar.com presta o serviço de oferecer uma imagem padrão e um perfil público que o segue de site para site e aparece ao lado do seu nome quando você faz coisas como comentar ou postar em um blog. Os avatares ajudam a identificar suas postagens em blogs e fóruns da web, então por que não em qualquer site?

É um serviço gratuito, fácil de configurar e, por padrão, já configurado no WordPress. Você já deve ter percebido que ao adicionar um usuário ao seu site WordPress, um ou outro usuário recebe uma foto automaticamente, mesmo sem você ter adicionado a imagem.

De forma simples, o site WordPress pega o email do usuário e confere junto ao servidor do Gravatar qual imagem foi configurada. Caso o usuário não tenha configurado uma conta no Gravatar (ou tenha se inscrito com um email diferente), uma imagem padrão toma seu lugar.

Como trocar imagem padrão do Gravatar para usuários WordPress sem foto

Desenvolvedores WordPress, mãos à obra!

O procedimento é muito simples e pode ser completado em 2 passos. Continue lendo para trocar as imagens Gravatar do seu site.

1. Adicionar código no functions.php

O WordPress provê um gancho (hook) para filtrar as opções que você deseja disponibilizar chamado avatar_defaults [linha 6]. A função recebe como parâmetro um array de chaves e valores e você deve retornar um array nos mesmos moldes.

Para criar a nova opção de avatar, basta você informar a url da imagem [linha 2] como chave [linha 3] e o texto que deve aparecer ao lado como o valor [linha 3 tb]. Feito isto, basta retornar todo o array [linha 5].

function racar_novo_gravatar( $avatar_defaults ) {
$url_avatar = 'https://meusite.com.br/wp-content/uploads/user.jpg';
$avatar_defaults[$url_avatar] = "Gravatar padrão que EU escolhi";

return $avatar_defaults;
}
add_filter( 'avatar_defaults', 'racar_novo_gravatar' );
functions.php

Você pode também remover as opções existentes usando o comando unset informando a chave a ser deletada do array. Por exemplo:

unset( $avatar_defaults['retro'] );

2. Alterar configuração do site

Depois de salvar o functions.php, navegue para o wp-admin do site WordPress em Configurações >> Discussão > Avatar padrão (/wp-admin/options-discussion.php) e lá selecione a nova opção que você adicionou.
Nova opção de gravatar para ser configurada

Um pouco mais de conhecimento...

Se você é como eu, deve estar se perguntando sobre a função PHP própria do WordPress que permite-nos, de forma tão simples, adicionar novas opções de avatar. Pois assim como todas as outras funções do WordPress, esta também está no Codex e pode ser acessada através do endereço: https://developer.wordpress.org/reference/hooks/avatar_defaults/

Conclusão

Adicionar uma opção de imagem default é simples, grátis e pode fazer uma grande diferença em um website WordPress, deixando-o mais personalizado e com a identidade visual preservada.

Com apenas 6 linhas de código e alguns poucos cliques do botão, você já está pronto para usar um novo avatar em seu site WordPress.

Rafa Carvalhido Escrito por:

Rafa é Programador Web especializado em WordPress + WooCommerce e escritor nos tempos livres. Criação de sites, otimizações de velocidade e SEO, e criação de plugins são algumas de suas funções rotineiras que lhe permitem falar com propriedade quando o assunto é WordPress.

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *