Hospedagem de Sites WordPress

Então você está procurando hospedagem de sites e pensou em procurar uma que fosse específica para WordPress? Bem pensado! Eu imagino que você queira um host rápido, seguro e com bom atendimento, certo? Afinal de contas, o webhost (empresa que oferece hospedagem de sites) é uma peça crucial pro seu site rodar suave. Aposto também que você tá querendo tudo isso bem barato, né?

Ao longo dos anos eu penei passando de host pra host, procurando uma hospedagem que me ajudasse com meus sites. A boa notícia é que eu achei, e desde 2014 sou cliente e fã. Quero contar pra você, mas permita-me voltar um pouco na estória pra dar um pouco mais de contexto:

Definição de serviço de hospedagem

O que é um webhost?
Se já sabe o que é, passe para a próxima seção clicando aqui.

Todo site precisa estar hospedado em algum lugar. Quando dizemos hospedado é porque alugamos um espaço de um servidor físico pra instalar nosso site e usar a infraestrutura deles. Um computador que nunca se desliga em uma sala com ar condicionado e gerador de luz para segurar longas quedas de energia. Quanto melhor essa infraestrutura e esses servidores (que nada mais são do que computadores bem parrudos), mais recursos disponíveis, simples assim.

Falando de servidores, existem 2 tipos que você pode alugar: compartilhado e privado. O compartilhado é chamado assim porque dentro de um mesmo computador são alojados múltiplos sites. Você pensaria que seria um número razoável de site por servidor. Quantos você acha? 8 sites por servidor? 20? 50?? Os servidores dos planos mais baratos das empresas brasileiras dividem recursos (processador, memória, largura de banda) com até 400 outros sites! Já o privado, é uma maravilha: só tem você para todos aqueles recursos, mas você tem que contratar um administrador de servidores Linux para programar tudo, pois você recebe um computador sem nada instalado. Sem contar que já viu o preço daquilo? Surreal!

Hospedagem de sites compartilhados

Hospedagem compartilhada é econômica e fácil, mas não precisa ser ruim

Eu já fui cliente de muitos serviços de hospedagem de sites; entre eles, posso listar:

  • HostGator
  • KingHost
  • Wix.com
  • Amazon AWS
  • GoDaddy

Algumas eram boas e outras ruins. Umas mais fáceis de operar, e outras bem complexas. Algumas te dão liberdade enquanto outras travam seu site para que funcione somente no servidor deles. Eu não quero te falar de cada uma. Nem faz sentido. Afinal, você quer realmente saber por quais razões cada uma delas não é considerada a melhor no ponto de vista de um Desenvolvedor Web?

Que tal, se em vez disso, eu te contar todas as razões pelas quais a melhor hospedagem de sites fica na SiteGround?

Servidor com amplos recursos e tecnologia de ponta

Esta parte pode ficar um pouco técnica, mas acho que todo empreendedor online tem que saber o básico sobre a parte técnica, até para não ser enganado por aí (sim, infelizmente há charlatões por aí tentando te vender serviços ruins. E caros, ainda por cima!).

Esquece eles e pensa comigo: Seu site fica guardado dentro de um computador dentro de alguma sala segura e refrigerada, certo? Se eu pudesse escolher este computador, eu ia querer que ele tivesse as peças mais recentes, com as configurações que mais me beneficiam, uma segurança imbatível default e as técnicas e tecnologias mais avançadas.

Encontrei tudo isso no mesmo lugar. Até achei que fosse pegadinha e comecei a pesquisar… Era tudo verdade! Veja o que a SiteGround oferece para seus clientes:

  • 768MB Memória RAM
  • HD SSD 10-40GB
  • Domínios Ilimitados
  • SSL Grátis Ilimitados
  • PHP 7+
  • Tráfego Ilimitado
Pergunte ao seu host se ele oferece todos estes recursos e receba zero respostas no seu e-mail. (contém ironia)

Foco na minha plataforma (WordPress)

Algumas empresas de hospedagem de sites hospedam qualquer tipo de aplicação e plataforma. Isso é legal pelo lado da diversidade, mas é péssimo pelo lado de que seus servidores não são feitos com as melhores configurações e tecnologias em mente e sim as mais comuns e compatíveis às diversas plataformas.

Se você quer um host que configura os servidores com WordPress em mente, a SiteGround é a opção que conheço que melhor atende. Há outras, é verdade, mas como não conheço em primeira mão, não posso falar (me conta suas experiências em outros hosts nos comentários).

Foco em WordPress significa mais segurança, mais recursos, menos configurações. Resumindo: mais tranquilidade.

Suporte técnico avançado com atendimento impecável

Uma vez, um site de e-commerce meu ficou fora do ar e eu precisei acionar o suporte. Como eles demoravam dias para responder os tickets, entrei no chat. Quando entrei, uma mensagem dizia: Você é o 78º da fila. Eu tive que esperar 77 pessoas resolverem seus problemas pra iniciar o suporte ao meu site fora do ar.

Em outra ocasião, eu pedi pra me mudarem de servidor e o fizeram, porém puxando um backup antigo. Meu site tinha voltado 7 meses no tempo. Relatórios de vendas, login de clientes, produtos criados, alterações na página… E assim ficou por 5 dias até que resolveram.

… e eu resolvi mudar mais uma vez. Foi quando encontrei a SiteGround e isso mudou o meu jeito de trabalhar. Eu parei de enxugar gelo pra finalmente focar na programação, no design.

O suporte sabe tudo de WordPress e podem até ajudar com outras coisas como configuração da CDN, como já aconteceu comigo. Além de que todos os atendentes são técnicos e muito simpáticos, se você achar que não está recebendo o atendimento que merece, você ainda pode solicitar para falar com um supervisor. Detalhe: Nunca esperei mais do que 30 segundos para ser atendido no chat.

Ferramentas que ajudam de verdade

Backup instantâneo em snapshot, staging para testar grandes mudanças no seu site, integração com o github para um desenvolvimento ágil, plugin de migração completa, super cacher, CDN grátis e o plugin controlador de cache são ferramentas poderosíssimas e a SiteGround oferece tudo isso. 

Não podia faltar também a queridinha de todo desenvolvedor WordPress: WP-CLI. WordPress Command Line Interface é um conjunto de comandos que você digita diretamente no prompt (via SSH) para agilizar os atendimentos, além de facilitá-los. Por exemplo: Perdeu a senha de admin e não quer/pode mudá-la? Simples: Crie um novo usuário via linha de comando.

Sei que já falei do suporte, mas dá até pra adicionar o suporte a esta lista, como uma ferramenta. Eu digo isso porque se você não souber/quiser usar você mesmo qualquer uma delas, basta pedir ao primeiro técnico que te atender pra fazer um backup ou habilitar o seu supercacher nos 3 níveis. Tanto faz, o que precisar, eles fazem.

Se você já migrou pra lá, lembre-se de baixar os 2 plugins da SiteGround direto no repositório do WordPress.

Preço competitivo sem perder a qualidade

Eu não sei quanto você considera um preço baixo para hospedagem de sites, mas o melhor preço que já vi entre os hosts aqui do Brasil foi R$24 por mês. Quase R$300 por ano e isso é naquele servidor compartilhado com outros 400 sites (não é exagero da minha parte), o mínimo de recursos, várias limitações e zero benefícios.

Pra não alongar demais, em Dezembro de 2022 o plano mais barato da SiteGround sai por $2,99 por mês. Este plano não inclui todas as ferramentas, mas só o básico deles já dá de 10 a zero em alguns hosts que experimentei anteriormente. O plano mais completo deles não custa nem $10. Essa é a parte que eu menos consigo entender. Por que aqui no Brasil que o povo tem menos dinheiro, as coisas são mais caras? Enfim…

Só atenta que esses preços são promocionais. No entanto, é você quem escolhe se esse preço dura 1 mês, 1 ano, 2 anos ou 3 anos. O preço fora da promoção também continua barato. Se iguala aos planos daqui do Brasil contendo todos os outros benefícios que lhe agregam muito valor.

Preço baixo e com vários benefícios. Sim, por favor!

Conclusão em hospedagem de sites

Eu nunca consigo juntar todos os benefícios em um só artigo porque é muita coisa. Você pensa que acabou?

Contas de emails ilimitadas para todos os seus domínios, instalador de WordPress, dashboard limpo e completo, kit de velocidade integrado ao servidor, servidores HTTP/2, 99,99% de uptime graças à redundância, servidores cache Nginx ainda mais rápidos, proteção contínua contra hacker, suporte 24/7 por telefone, chat ou ticket, acesso seguro via SSH e SFTP…

Resumindo: Quer ter sucesso na internet? Escolhe uma boa hospedagem. Quer a melhor hospedagem de sites? Vai pra SiteGround! E pode falar que você me conhece que vão te tratar super bem.

Pontos Críticos
  • Preço
  • Migração Completa Gratuita
  • Especializada em Wodpress 

Como escolher hospedagem para seu site WordPress

Se você quiser entender um pouco mais da parte técnica antes de decidir-se, acessa aqui: Como Escolher hospedagem para seu site .

A Siteground é a melhor empresa de hospedagem
Rafa Carvalhido Escrito por:

Rafa é Programador Web especializado em WordPress + WooCommerce e escritor nos tempos livres. Criação de sites, otimizações de velocidade e SEO, e criação de plugins são algumas de suas funções rotineiras que lhe permitem falar com propriedade quando o assunto é WordPress.

seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *