Guia Prático: Criar Formulários de Contato no WordPress

Compreender os princípios fundamentais do WordPress é essencial para quem busca criar sites eficazes e dinâmicos. Nesse sentido, este texto visa fornecer uma introdução abrangente à plataforma do WordPress, abordando sua funcionalidade, personalização e opções de navegação. Da publicação de posts à adição de mídias e gerenciamento de comentários, iremos explorar as várias maneiras de usar o painel de controle do WordPress. Além disso, examinaremos a instalação e utilização de plugins, com destaque para aqueles úteis para a criação de formulários de contato. Vamos descobrir como customizar esses plugins e finalmente vamos aprender como criar um formulário de contato eficiente em seu site WordPress, com campos de preenchimento e configurações de envio.

Introdução ao WordPress

O que é WordPress?

O WordPress é uma renomada plataforma de gerenciamento de conteúdo (CMS) usada por milhões de pessoas em todo o mundo para criar e gerenciar sites. O WordPress permite que você publique posts, adicione mídia, gerencie comentários e personalize sua aparência para satisfazer suas necessidades. Em outras palavras, é um sistema ideal para construir um site do zero ou para aprimorar um já existente.

Navegação no Painel de Controle do WordPress

Depois de instalar o WordPress, você pode acessá-lo inserindo o endereço do seu site seguido de “/wp-admin”. Aqui estão as etapas para navegar pelo painel de controle:

  1. Visite o endereço do seu site seguido de “/wp-admin”. Exemplo: www.meusite.com/wp-admin
  2. Insira seu nome de usuário e senha, e depois clique em “Entrar”.
  3. Você será redirecionado para o painel de controle do WordPress.

O painel de controle é a interface principal do WordPress. A partir daqui, você terá acesso a todas as ferramentas necessárias para criar e gerenciar seu site.

Publicando Posts

Para publicar um novo post no WordPress, siga as etapas abaixo:

  1. Acesse o painel de controle do WordPress e clique em ‘Posts’.
  2. Clique no botão ‘Adicionar Novo’.
  3. Escreva o título e o conteúdo do seu post.
  4. Quando terminar, clique no botão ‘Publicar’ à direita.

Adicionando Mídia

No WordPress, você também pode adicionar imagens, vídeos e outros tipos de mídia ao seu post. Para isso, siga as etapas:

  1. Durante a criação do post, clique no botão ‘Adicionar mídia’ acima do editor de texto.
  2. Escolha a opção ‘Upload de arquivos’ e selecione os arquivos que deseja adicionar.
  3. Clique no botão ‘Inserir no post’ depois de fazer upload dos arquivos.

Gerenciando Comentários

Para gerenciar comentários, siga as etapas abaixo:

  1. No painel de controle, clique em ‘Comentários’.
  2. Aqui, você pode visualizar, aprovar, responder, editar ou excluir comentários.

Criando formulários de contato

Os formulários de contato permitem que seus visitantes entrem em contato com você diretamente através do seu site. Aqui está como você pode criar um:

  1. Primeiramente, instale e ative o plugin de formulário de contato de sua escolha. Exemplos populares incluem Contact Form 7, WPForms e Gravity Forms.
  2. Após a ativação, você normalmente terá uma nova seção no painel de controle dedicada ao seu plugin de formulário de contato.
  3. Siga as instruções do próprio plugin para criar e personalizar seu formulário de contato.
  4. Após a criação do formulário, o plugin normalmente lhe dará um código de “shortcode” que você pode copiar e colar no local onde deseja que o formulário apareça (como em uma página de Contato).

Agora que você está familiarizado com as funcionalidades básicas do WordPress, pode explorar mais e ver o que mais a plataforma tem a oferecer. Lembre-se de que o WordPress é altamente personalizável, então você tem liberdade para tornar o seu site tão único quanto desejar.

diversos serviços da manutenção WordPress como backup e otimização

Instalação e utilização de plugins

Introdução

O WordPress é uma plataforma versátil que permite a personalização e criação de belos websites. Uma das maneiras mais eficazes de trazer funcionalidades extras ao seu site é através do uso de plugins. Neste guia, você aprenderá como instalar e usar plugins no WordPress. Em específico, vamos focar nos plugins de formulários de contato como o Contact Form 7 e o WPForms.

Instalando Plugins

  1. Faça login no seu painel de controle do WordPress.
  2. No menu à esquerda, escolha “Plugins”. No submenu que aparece, clique em “Adicionar Novo”.
  3. Você será direcionado para a página de adição de plugins. Aqui, você pode pesquisar o plugin que deseja instalar. No nosso caso, digite “Contact Form 7” ou “WPForms” na barra de pesquisa.
  4. Quando o plugin que você deseja instalar aparecer nos resultados da pesquisa, clique no botão “Instalar Agora” ao lado do nome do plugin.
  5. Depois que o plugin for instalado, você precisará ativá-lo. Clique no link “Ativar” que aparece após a instalação do plugin.

Usando e Customizando o Plugin

  1. Depois de instalar e ativar o plugin, você poderá acessar suas configurações do menu “Plugins” no painel de controle.
  2. Ao clicar no plugin instalado, você será direcionado para a interface de configuração do plugin. Aqui, você pode criar e gerenciar seus formulários de contato.
  3. Cada plugin possui características e configurações próprias. No caso do Contact Form 7, você pode listar todos os formulários que criou, adicionar um novo formulário ou modificar um existente.
  4. Ao criar ou modificar um formulário de contato, você pode definir campos de texto, caixas de seleção, botões e outros elementos do formulário.
  5. Depois de criar ou modificar um formulário, não esqueça de salvar as alterações.

Conclusão sobre plugins WordPress

Instalar e usar plugins no WordPress é uma tarefa bastante simples e que pode trazer grandes benefícios para o seu site. Com plugins como o Contact Form 7 ou o WPForms, você enquanto programador WordPress, pode criar formulários de contato eficazes que ajudam a manter uma linha de comunicação eficiente entre você e seus visitantes.

Criação de formulários de contato

Introdução

Criar um formulário de contato no WordPress é uma excelente forma de convidar os visitantes do seu site para entrar em contato com você. Seja para enviar comentários, fazer perguntas, solicitar produtos ou serviços ou apenas para se conectar, um formulário de contato pode ser uma ferramenta valiosa. Este guia passo a passo mostrará como fazer isso.

Passo 1: Instale e ative o plugin “Formulário de contato 7” no seu WordPress

Primeiro, você precisará instalar o plugin “Formulário de contato 7”. Vá até o painel do WordPress, clique em “Plugins” no menu do lado esquerdo e depois em “Adicionar Novo”. Digite “Formulário de contato 7” na barra de busca e ao encontrá-lo, clique em “Instalar Agora” e depois em “Ativar”.

Passo 2: Configuração do Formulário de Contato

Na lateral esquerda do painel do WordPress, você verá uma nova opção chamada “Contato”. Clique nela e vá em “Adicionar Novo”. Aqui, você pode começar a configurar seu formulário de contato.

Você pode customizar os campos do formulário de acordo com suas necessidades. Por padrão, o Formulário de Contato 7 já vem com campos para Nome, Email, Assunto e Mensagem.

Passo 3: Configurando o Envio do Formulário

O próximo passo é configurar onde as mensagens de contato serão enviadas. No mesmo menu de configuração do formulário, você verá uma seção chamada “Mail”. Aqui, você pode inserir o endereço de email para onde as mensagens de contato devem ser enviadas.

Passo 4: Inserir o Formulário no seu Site

Agora que seu formulário de contato está configurado, é hora de adicioná-lo ao seu site. O WordPress gerará automaticamente um código shortcode para o seu formulário. Basta copiar esse código e colar onde você quer que o formulário apareça, seja numa página ou num post.

Conclusão

Com o Formulário de Contato 7, é fácil criar e customizar seu próprio formulário de contato no WordPress. Isso pode ajudar você a se conectar com seus visitantes e receber feedbacks valiosos sobre o seu negócio. Lembre-se de responder prontamente a todas as mensagens de contato que receber para manter a satisfação do cliente.

Ao longo deste texto, você foi capacitado a navegar com confiança pelo painel de controle do WordPress, a publicar conteúdo, adicionar mídia e gerenciar os comentários do seu site. Vimos como instalar e usar plugins e, em detalhes, aprendemos sobre os fundamentos da criação de formulários de contato, uma ferramenta essencial para aumentar a interação dos visitantes com o seu site. Equipado com este conhecimento, você está agora mais do que preparado para explorar e experimentar o WordPress, tendo a segurança de que pode customizar seu site para atender plenamente às suas necessidades e às de seus visitantes. Continue aprendendo, explorando e crescendo com o WordPress e eleve a sua presença online a novos patamares.

Rafa Carvalhido Escrito por:

Rafa é Programador Web especializado em WordPress + WooCommerce e escritor nos tempos livres. Criação de sites, otimizações de velocidade e SEO, e criação de plugins são algumas de suas funções rotineiras que lhe permitem falar com propriedade quando o assunto é WordPress.

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *