Como iniciar projeto no workana

Você já teve dificuldade em contratar um Desenvolvedor WordPress Freelancer? Continue lendo para ver o passo a passo de como abrir um novo projeto na maior plataforma freelance da América Latina. Ah! E é bom que preste atenção na leitura, pois inseri um desconto de USD $20 (vinte dólares) pra você contratar seu primeiro freelancer.

Criar meu primeiro projeto no Workana

Mais abaixo, inseri um link que lhe dará vinte dólares de desconto no seu primeiro projeto. Não se assuste com esse prêmio em dólar. Você poderá criar seu projeto e pagar em Reais sem taxas de câmbio. No entanto, deste valor estipulado, o Workana fará o câmbio dos $20 para Reais e este valor será descontado na hora de pagar.

Uma vez que você clicar neste link, já cairá na área de criar um novo projeto. Siga os passos abaixo para receber boas propostas de vários desenvolvedores.

Passo 1 - Escolher o tipo de projeto

Nesta seção, você vai escolher o tema principal do projeto. Tenha em mente que o tema aqui escolhido ditará para qual categoria  de freelancers o projeto estará disponível. Exemplos de qual escolher:

  • Escolha WordPress se procura um especialista nesta área.
  • Se o foco do projeto é desenvolver algo novo, como um plugin, escolha Programação (cuidado! se for um plugin para WordPress, ainda escolha essa opção, mas atente-se se os freelancers são também experts em WordPress)
  • Se o projeto envolve criar ou alterar algo visual, a escolha certa seria Design (deixo o mesmo aviso de cima. Nem todo designer entende de WordPress)
Tela de publicar projeto de graça no Workana
1ª tela da publicação de novos projetos no Workana - Tipo de Projeto
Passo 2 - Criar um bom título para o projeto

Agora, vamos escolher um título que agrupe e resuma o projeto em poucas palavras. Este título vai aparecer na tela principal de projetos para os freelancers e quanto mais atrativo for, mais chances de um freelancer se interessar por ele. Veja exemplos:

Correções Avanças no WooCommerce
Criação de tema filho WordPress e alteração do layout
Criação de website com venda de cursos online

Tela de inserir título do projeto Workana
2ª tela da publicação de novos projetos no Workana - Título
Passo 3 - Orçamento de projeto

Aqui você vai poder dizer o tamanho do projeto  (?) e o orçamento. Esqueça essa parte do tamanho. É muito genérica e nem aparece para os freelancers. Foque no orçamento. Tente avaliar pela internet ou com amigos que já realizaram este tipo de serviço o custo médio do que você precisa, mas tenha em mente que quanto menor o orçamento, mais iniciantes e curiosos irão fazer propostas. Quanto mais alto o valor, mais chances de um freelancer conceituado enviar proposta.

Este valor é apenas de referência e freelancers podem realizar propostas oferecendo valores abaixo do piso e acima do teto estipulados neste passo. Então não se preocupe muito e siga em frente! 

Tela para escolher o tamanho e orçamento do projeto
3ª tela da publicação de novos projetos no Workana - Orçamento
Passo 4 - Funções desenvolvidas pelo freelancer

O passo 4 até tem uma proposta interessante, mas tem pouca visibilidade e quase nunca é levado em consideração pelos freelancers, então não sei se vale a pena gastar tempo aqui.

Basicamente, é para você dizer que tipo de freelancer procura. Um desenvolvedor, um designer, um contador? Que funções esse freela exercerá?

Tela para selecionar as funções requeridas do freelancer no projeto
4ª tela da publicação de novos projetos no Workana - Funções do freelancer
Passo 5 - Estágio de desenvolvimento da ideia

Este passo é sobre o quanto do seu projeto já está no papel. É só uma ideia na sua cabeça? Talvez algumas linhas escritas esboçando o que imagina? Quem sabe já não tem um dossiê completo com imagens e gráficos e especificações de como tudo deve ser feito?

Este passo também não tem muita visibilidade e quase não é levado em consideração na hora de enviar uma proposta. Escolha um e siga em frente.

Tela de seleção do que será exigido do freelancer
5ª tela da publicação de novos projetos no Workana - Estágio de desenvolvimento
Passo 6 - Integração com API

Às vezes um site precisa ter conexão direta com outros sites ou apps e nem sempre (quase nunca) utilizam a mesma tecnologia. Para fazer que se comuniquem, desenvolvedores criam uma API de seu sistema, com a qual é possível se conectar a partir de qualquer outro sistema. 

Um tema um tanto complexo para quem quer contratar alguém para criar um site ou plugin, mas realmente importante de ser comunicado. Apesar disso, esse é outro ponto pouco levado em consideração. Não por não ser importante, mas pela visibilidade que isso tem. Você poderá (deverá) informar as conexões que seu site terá, mas de uma forma menos técnica mais a frente, onde realmente faz diferença.

Inclusive, este passo é opcional e pode ser pulado.

Tela opcional de integrações e APIs para este projeto
6ª tela da publicação de novos projetos no Workana - API
Passo 7 - Descrição detalhada do projeto

Esta sim é a parte mais importante do projeto! É aqui onde você vai falar tudo sobre o projeto. Esta seção é onde você vai falar sobre os passos 4, 5 e 6. 

Mostre aqui para os freelancers o que você já tem, o que você deseja, e quaisquer regras para participar do projeto. Aqui, você também pode dizer como medirá o sucesso do trabalho e se ele foi bem feito ou não. Caso seu projeto seja urgente, especifique prazos desejados e prazos máximos.

Quanto mais informação você fornecer, menos terá de ficar no chat com pretendentes. Evite perder tempo falando com profissionais que não contemplam as necessidades do projeto. Você vai querer conversar bastante com aqueles que sim podem, sabem e querem te ajudar.

Tela onde o projeto será especificado
7ª tela da publicação de novos projetos no Workana - Descrição do Projeto
Passo 8 - Material de referência

O passo 8 é uma continuação do 7. Se além das palavras que você forneceu no 7, você tiver imagens e até documentos (pdf) que ajudariam o freelancer a melhor entender o seu negócio e sua necessidade, você poderá anexá-las aqui.

Mas cuidado! A Workana adverte que não devem ser trocados contatos nesse momento para a segurança dos envolvidos.

Tela para inserir material para ajudar o entendimento do projeto
8ª tela da publicação de novos projetos no Workana - Material de Referência
Passo 9 - Habilidades necessárias

Esta é uma das partes mais importantes para o projeto para se conseguir as pessoas certas! A maioria dos freelancers procura os projetos baseados nestas tags. Eu por exemplo sempr  vou no WordPress. Se não tiver essa tag, eu nem entro no projeto.

Especifique aqui, ao melhor do seu conhecimento, quais tecnologias serão necessárias para realizar o projeto e atraia as pessoas certas!

Tela de seleção das habilidades requeridas para realizar o projeto
9ª tela da publicação de novos projetos no Workana - Habilidades necessárias
Passo 10 - Destaque do projeto

No passo 10 você poderá escolher o destaque que seu projeto terá. Independente de qual escolha, ele será visível para todos os membros. 

Leia atentamente as opções e escolha a que melhor se aplica à sua necessidade.

Tela de destaque do projeto entre outros parecidos
10ª tela da publicação de novos projetos no Workana - Destaque do projeto
Passo 11 - Convidar freelancers

Ok, na verdade este nem é um dos passos para criar seu projeto. Se você chegou até aqui, seu projeto já está criado.

Você poderá convidar freelancers sugeridos pela Workana, mas cá entre nós, isso não é muito efetivo a menos que você já conheça a pessoa. Há melhores formas de convidar freelancers para seu projeto, mas caso veja alguém que gosta, chama ele/ela aí mesmo.

Print da tela para convidar freelancers sugeridos (aleatórios)
11ª tela da publicação de novos projetos no Workana - Convidar freelancers

Conclusão

Vimos que não é difícil abrir projetos na Workana e se este for ser o seu primeiro projeto, não deixe de pegar os usd$20 dólares de desconto para seu primeiro projeto.

Logo da empresa workana para freelancers
Clique para ganhar $20 usd de desconto no primeiro projeto
[carousel_slide id='5124']

Rafa é Programador Web especializado em WordPress + WooCommerce e escritor nos tempos livres. Criação de sites, otimizações de velocidade e SEO, e criação de plugins são algumas de suas funções rotineiras que lhe permitem falar com propriedade quando o assunto é WordPress.

Seja o primeiro a comentar: O que você acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *