A importância da manutenção preventiva para sites WP

DEFINIÇÃO

Manutenção de sites WP

Se a gente for procurar no dicionário ou na raiz erudita da palavra blá blá blá… Quem se importa? A gente quer saber na prática o que é a manutenção de sites WP. Primeiro, saiba que a manutenção em sites WordPress pode tanto ser preventiva quanto reativa. Na manutenção preventiva, são tomadas ações para que o site esteja sempre em perfeito funcionamento, e para que uma manutenção reativa não seja necessária. A manutenção reativa acontece quando algum problema é identificado e algo precisa ser consertado. Quer saber mais sobre a diferença entre as duas? Explicarei mais abaixo na próxima seção, mas antes, deixa eu continuar com a definição.

Parece estranha a noção de que tenhamos que fazer uma manutenção preventiva para que algo não quebre, mas veja pelo outro lado: O que pode ocasionar por não realizar a manutenção?

  • O site pode parar de enviar e-mails
  • O site pode estar consumindo recursos do servidor e vão lhe sugerir de comprar um plano de hospedagem mais caro
  • O site pode ser invadido por hackers
  • O site pode ter de ser refeito do zero

Você já entendeu que a manutenção de sites WP é um conjunto de medidas que tomamos para consertar algo ou nem deixar quebrar. Mais lá pra baixo eu vou falar que medidas são essas. Fique ligado!

Manutenção preventiva vs reativa

Manutenção preventiva

  • Previne problemas de acontecerem
  • Mitiga riscos
  • Minimiza downtime
  • Retém audiência

Manutenção reativa

  • Toma curso após um problema ser identificado e relatado
  • 100% de risco
  • Downtime até que problema seja resolvido

Há quem diga que o custo da manutenção preventiva poderia ser guardado para quando (e se) fosse necessária uma manutenção reativa. Porém, quando seu site quebra, seu custo não é só com o reparo do site. Parte da sua audiência não voltará se seu site estiver fora do ar ou parecer inseguro. Aumentar nossa audiência é caro. Custa trabalho, custa investimento com ads, com SEO, com os melhores servidores. Mas pra perder, basta você estar fora do ar (ou 404), com botões sem funcionar, página de contato sem enviar e-mail, erro 500 de servidor ou mesmo um logo quebrado para que parte desta audiência abandone aquele site para nunca mais voltar.

O WordPress como um sistema integrado em todos os níveis
Soluções Tecnológicas Asseguram Sua Presença Online
Durante a criação, a página fica em manutenção
Freelancer WordPress Conserta Website

COMO REALIZAR A MANUTENÇÃO

Você está precisando criar ou resolver uma pendência em um site WordPress? Se seu site WP está apresentando dificuldades, sugiro fortemente que procure um desenvolvedor WordPress.

Se você estiver precisando de ajuda com seu site WP, clique no botão ao lado e um Programador WordPress irá lhe atender.

CLIQUE AQUI!!

Agora, se você veio atrás de fazer uma manutenção preventiva, em teoria está tudo bem com seu site, certo? Vamos começar assegurando que seja lá o que aconteça daqui pra frente, seu site sempre estará do jeito que está agora. 

backup

A primeira coisa SEMPRE é o backup. Notou como eu grifei o “sempre”? Isso é sem discussão. Não tem disso de que “é rapidinho” ou que “não tem risco”. Um site profissional necessita uma manutenção profissional. Seja o próprio dono, um funcionário ou um freelancer que faz essa manutenção. E se ele leva esse trabalho a sério, ele começa pelo backup, então por que você não?

Existe o backup por meio de plugins, cópia manual de arquivos via FTP e PHPmyadmin, backup em nível de servidor e backup de arquivos via WP-CLI. Nenhuma solução é tão confiável quanto esta última: a cópia de arquivos via WP-CLI.É rápida, prática, e como eu disse, confiável, que a qualidade mais importante de um backup, você não concorda? Em artigos futuros falarei do WP-CLI e ensinarei como utilizar esta ferramenta tão importante para o desenvolvedor WordPress.

Leitura de logs

Os logs de erros são arquivos utilizados por programas para relatar erros e dificuldades que seu código enfrentou. Sendo assim, se tem log, tem erro. E se tem erro, é sua função entender o que são essas entradas do log para avaliar o que pode estar sendo ou vir a ser um problema. Seu site está sendo acessado repetidamente no arquivo wp-login.php por um IP da Rússia? Pode ser um hacker tentando entrar. Seu site está dizendo que está chegando ao limite de um recurso como memória ou processamento? Qual função que está gerando esse esgotamento dos recursos?

Leia, linha por linha. Resolva os problemas que você pode, mitigue o máximo de risco baseado na ameaça e informe ao dono do site os possíveis perigos e ações a serem seguidas.

Atualização

Esta é a parte que pareceria mais simples de todas. Você aperta uns botões e core, temas e plugins se atualizam para a versão mais atual do WordPress… Mas quando você vai ver a frente do site, elementos estão fora do lugar, imagens sumiram, a formatação do texto sumiu… “Mas o que foi que aconteceu, se eu não fiz nada?” – Você deve estar se perguntando – “a única coisa que fiz foi atualizar o site”. Pois sim, atualização pode sim quebrar o seu site. Ainda bem que você aprendeu que um profissional WP sempre inicia o serviço com um backup completo do site, então não há com o que se preocupar.

Descubra quem é (são) o culpado, se você tiver tempo. Ou restaure o site em menos de 2 minutos pelo WP-CLI, se estiver em horário de produção.

Teste de envio de e-mail

Sem muito o que dizer, né?! Como seu site vai ser uma ponte de comunicação entre você e seu cliente se o e-mail da sua página de contato não é enviado? Como o cliente vai recuperar a senha se nunca chega em sua caixa postal o e-mail de recuperação de senha? Como você vai saber as informações colhidas no formulário que os clientes estão preenchendo se você nunca os recebe?

O e-mail não pode parar. Teste!

Busca de links quebrados

Links quebrados são ruim para SEO, consomem muito processamento e irritam qualquer um que clica neles.

Se não há razão para mantê-los, cace-os e elimine-os.

Análise de segurança

Possíveis vulnerabilidades podem acabar com seu site, dependendo do seu segmento e fidelidade da audiência. Mantenha-se sempre seguro. Verifique se houve tentativa de violação nas regras do firewall e se o anti-virus encontrou algo desde a última manutenção. Investigue os casos positivos e mitigue os riscos de acordo.

Análise de velocidade

Sites lentos são ruim para SEO, consomem muito processamento e irritam qualquer um que entra neles. (deja vú?)

Se seu site não inicia em menos de 5 segundos, algo precisa ser feito. Procure um profissional WP para te ajudar com isso.

Realize suas anotações

Pense nisso como se fosse um histórico de um paciente. Se você anota os possíveis problemas e ações tomadas, há mais chances de você identificar padrões e formular teorias. Entenda que o objetivo não é ser burocrático. Se não há nada para escrever porque não tem nada de diferente, não escreve nada. Porém se “algo muito estranho” aconteceu, anota lá.

Qualquer coisa além disso é capricho e claro que qualquer profissional WP que seja realmente profissional, saberia como ir além para demonstrar que seu site é importante e merece o atendimento mais profissional possível.

Quer saber mais sobre manutenção periódica WP? Quer saber como contratar alguém para fazer a manutenção preventiva do seu site WP?

Rafa Carvalhido Escrito por:

Rafa é Programador Web especializado em WordPress + WooCommerce e escritor nos tempos livres. Criação de sites, otimizações de velocidade e SEO, e criação de plugins são algumas de suas funções rotineiras que lhe permitem falar com propriedade quando o assunto é WordPress.

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *